sábado, 27 de agosto de 2011

AMA-AL promove Oficina para Construção de Material Adaptado para Alfabetização de Crianças Autistas na Abordagem TEACCH

Informamos aos interessados em participar da Oficina de Material Adaptado para Alfabetização de Crianças Autistas na Abordagem TEACCH que a próxima data prevista será no dia 10/09/2011, das 08 às 12 horas, na sede da AMA-AL. A turma pode ter no máximo entre 25 e 30 pessoas, que confirmarem previamente a sua inscrição. Se houverem mais interessados poderemos formar outras turmas em outros dias e horários.



A oficina será ministrada por mães voluntárias que têm experiência na construção desses materiais com base nos cursos sobre TEACCH que assistiram nos últimos anos, ministrados por Maria Elisa Granchi, e nas próprias orientações que levaram para as escolas regulares onde seus filhos autistas estudam, que têm surtido bastante efeito. Além disso, essas mães construíram boa parte dos materiais adaptados que são utilizados na AMA-AL. Apesar de não serem psicólogas nem pedagogas, a atuação como educadoras e formadoras proporcionou a essas mães certa visão sobre a abordagem e sobre a lógica de construção dos materiais adaptados.







O valor da inscrição individual é R$ 30,00 e as inscrições devem ser feitas mediante contato prévio via email para ama.alagoas@gmail.com e pagamento direto na conta-corrente da AMA-AL (Ag 3186-0, CC 24095-8, BANCO DO BRASIL). Todo o valor arrecadado com a oficina será utilizado para o pagamento das despesas com a manutenção da casa da associação. As instrutoras atuarão de forma voluntária.

Para participar da oficina cada participante precisa trazer o seu kit de material básico, contendo: 04 durex coloridos de cores variadas, 01 fita adesiva larga transparente, 01 metro de papel contact, 01 metro de velcro autocolante, 01 tesoura grande, 01 cola bastão, 01 refil de cola quente, 01 papelão ou 01 caixa de sapato vazia ou 01 folha de papel paraná, 04 pastas de papelão na mesma cor do durex, 02 folhas de papel polaseal (para platificação), 02 latas de leite vazias com tampo de plastico, 10 palitos de picolé, 06 depósitos de chamyto vazios, 06 recipientes plásticos de 300 ml - tipo taça de sobremesa ou pote de margarina vazio, 02 sacos de miudezas de festas infantis (argolas, maletinhas, carrinhos, animais, ferramentas etc), 01 kit de letras emborrachadas, 01 jogo (memoria, alfabeto, vogais, numeros) daqueles tipo brinde de festa, 01 revistinha da pré-escola (colorida) que se compra em banca de jornal. Todo esse material será transformado pelos participantes durante a oficina e levado de volta para suas casas.

Público-alvo: professores, psicologos, terapeutas e pais que desejam utilizar o material adaptado no contato diário (familiar, escolar, terapêutico) com crianças autistas.

AMA-AL promove rifa de um netbook

A Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL), com o objetivo de equipar os ambientes do seu centro multidisciplinar de atendimento à crianças com autismo, está promovendo uma rifa de um Netbook de 10" com 2GB de memória, cujo sorteio acontecerá no dia 02/10/11, às 10 horas, na sede da AMA-AL. O resultado será divulgado no site e no blog da AMA-AL. Valor: R$ 5,00. AME ESSA CAUSA!



O valor arrecadado com as vendas servirá para ajudar nas despesas mensais com manutenção da casa e com a aquisição dos materiais adequados às terapias multidisciplinares.

Os pais da AMA-AL estão vendendo as rifas em Maceió e adjacências. Quem puder ajudar, basta procurar algum deles na própria sede da associação ou mesmo fazer contato através de email que receberá as informações para proceder com a aquisição da rifa remotamente.

No ano passado a AMA-AL promoveu uma rifa, com sorteio em outubro/2010, e o ganhador foi de Campina Grande. Neste ano o nosso sócio benemérito, Silvio Carneiro, que mora em Campina Grande, e é avô de uma criança com autismo, continua animado com a causa, e está vendendo várias rifas por lá.

Desde já agradecemos a todos que estão colaborando com essa causa, que é muito preciosa tanto para os filhos quanto para os pais que têm crianças com autismo e participam da associação. Saibam que é um verdadeiro desafio buscar o tratamento adequado com vistas a minimizar as características dessa síndrome cuja causa ainda é misteriosa para a ciência.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

AUTISM2DAY - Fatos e Fotos

O Autism2day aconteceu nos dias 19 a 21 de agosto no auditório do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL) e foi ótimo!

A equação que norteou o evento foi: infra-estrutura adequada + profissionais altamente capacitadas = sucesso garantido!

Agradecemos ao Dr Alexandre Correia, presidente do CRF-AL, pela gentileza em nos ceder o confortável auditório do CRF-AL, juntamente com o amplo espaço para coffee-break, onde foi realizado o Autism2day.

Participantes confortavelmente instalados no auditório do CRF-AL

Agradecemos às excelentes palestrantes Dra Simone Herrera (fonoaudióloga, doutora em educação especial e professora da USP-Bauru), Dra Viviane de Leon (terapeuta ocupacional, mestre e doutora em psicologia pela UFRGS, especialista em TEACCH) e Dra Maria Elisa Granchi (psicologa, mestre em educação especial, coordenadora do CEDAP e especialista em TEACCH) pela riqueza do conteúdo que ministraram aos participantes do evento.

Dra Simone Herrera

Dra Viviane de Leon

Dra Maria Elisa Granchi

Agradecemos à Sabor de Bis pelo excelente serviço de coffe-break, que sempre deixa os participantes muito satisfeitos.

Coffee-break

E agradecemos aos pais da AMA-AL que trabalharam ativamente para a realização de mais este evento bem sucedido.

Finalizamos com o registro de alguns elogios ao evento que foram enviados por email pelos participantes:
"Participei do curso Autism2day e vocês estão de parabéns! Espero que outros cursos sejam realizados!" C. Marques
"Gostaria de parabenizar a todos/as pelo belíssimo evento: "AUTISM2DAY", estou realmente encantada com tantas informações!" M. T. Gama
"Venho através deste parabenizar a você, como presidente da AMA e aos colaboradores que estiveram na organização do curso Autismo2day. Foi muito bom, organizado, local apropriado e as profissionais as quais tivemos o privilégio de compartilhar seus conhecimentos foram fantásticas, principalmante a Maria Elisa, deu um verdadeiro Show." F. Melro
"Quero parabenizar pelo evento! Foi maravilhoso! Não vejo a hora do próximo! :) Obrigada pela atenção e pela qualidade nos mínimos detalhes!" F. Handhel

Agradecemos a todos pelas palavras de carinho que são um ótimo incentivo para que possamos continuar promovendo eventos com qualidade visando capacitar profissionais no Estado de Alagoas para trabalhar de forma adequada com os portadores de autismo.