sábado, 27 de agosto de 2011

AMA-AL promove Oficina para Construção de Material Adaptado para Alfabetização de Crianças Autistas na Abordagem TEACCH

Informamos aos interessados em participar da Oficina de Material Adaptado para Alfabetização de Crianças Autistas na Abordagem TEACCH que a próxima data prevista será no dia 10/09/2011, das 08 às 12 horas, na sede da AMA-AL. A turma pode ter no máximo entre 25 e 30 pessoas, que confirmarem previamente a sua inscrição. Se houverem mais interessados poderemos formar outras turmas em outros dias e horários.



A oficina será ministrada por mães voluntárias que têm experiência na construção desses materiais com base nos cursos sobre TEACCH que assistiram nos últimos anos, ministrados por Maria Elisa Granchi, e nas próprias orientações que levaram para as escolas regulares onde seus filhos autistas estudam, que têm surtido bastante efeito. Além disso, essas mães construíram boa parte dos materiais adaptados que são utilizados na AMA-AL. Apesar de não serem psicólogas nem pedagogas, a atuação como educadoras e formadoras proporcionou a essas mães certa visão sobre a abordagem e sobre a lógica de construção dos materiais adaptados.







O valor da inscrição individual é R$ 30,00 e as inscrições devem ser feitas mediante contato prévio via email para ama.alagoas@gmail.com e pagamento direto na conta-corrente da AMA-AL (Ag 3186-0, CC 24095-8, BANCO DO BRASIL). Todo o valor arrecadado com a oficina será utilizado para o pagamento das despesas com a manutenção da casa da associação. As instrutoras atuarão de forma voluntária.

Para participar da oficina cada participante precisa trazer o seu kit de material básico, contendo: 04 durex coloridos de cores variadas, 01 fita adesiva larga transparente, 01 metro de papel contact, 01 metro de velcro autocolante, 01 tesoura grande, 01 cola bastão, 01 refil de cola quente, 01 papelão ou 01 caixa de sapato vazia ou 01 folha de papel paraná, 04 pastas de papelão na mesma cor do durex, 02 folhas de papel polaseal (para platificação), 02 latas de leite vazias com tampo de plastico, 10 palitos de picolé, 06 depósitos de chamyto vazios, 06 recipientes plásticos de 300 ml - tipo taça de sobremesa ou pote de margarina vazio, 02 sacos de miudezas de festas infantis (argolas, maletinhas, carrinhos, animais, ferramentas etc), 01 kit de letras emborrachadas, 01 jogo (memoria, alfabeto, vogais, numeros) daqueles tipo brinde de festa, 01 revistinha da pré-escola (colorida) que se compra em banca de jornal. Todo esse material será transformado pelos participantes durante a oficina e levado de volta para suas casas.

Público-alvo: professores, psicologos, terapeutas e pais que desejam utilizar o material adaptado no contato diário (familiar, escolar, terapêutico) com crianças autistas.

Um comentário:

coisas de criança disse...

Muito lagal esse material.