sábado, 3 de abril de 2010

Pesquisas relacionadas ao autismo no Brasil

O material que relatamos abaixo é fruto do trabalho de pesquisadores brasileiros sobre o autismo. É motivo de alegria saber que existem profissionais engajados em promover o conhecimento para a comunidade de pais, estudantes e terapeutas que atendem as crianças portadoras de autismo. O conhecimento evita erros, permite um melhor aproveitamento do tempo da terapia e proporciona resultados satisfatórios. Registramos aqui o nosso reconhecimento e apreço pelo trabalho de cada um deles! Boa leitura!

Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem
Fernandes, F. D.; Cardoso, C.; Sassi, F. C.; Amato, C. H.; Sousa-Morato, P. F.
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2008 out-dez;20(4):267-72

Análise das funções comunicativas expressas por terapeutas e pacientes do espectro autístico.
MIILHER, L. P.; FERNANDES, F. D. M.
Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 3, p.239-248, set.-dez. 2006.

Questões funcionais e sócio-cognitivas no desenvolvimento da linguagem em crianças normais e autistas
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Lingüística Geral - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Orientador: Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
São Paulo - 2006

A constituição da linguagem de alunos autistas apoiada em comunicação suplementar alternativa
SÍLVIA ESTER ORRÚ
ORIENTADOR: MARIA CECÍLIA CARARETO FERREIRA
Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP
PIRACICABA, SP - 2006

A atividade lúdica no autismo infantil.
TAMAHARA, A. C.; CHIARI, B. M.; PERISSINOTO, J.; PEDROMÔNICO, M. R.
Distúrbios da Comunicação, São Paulo, 18(3): 307-312, dezembro, 2006

Abordagem transdisciplinar do autismo: O Programa TEACCH
CAROLINE SIANLIAN KWEE
Orientadora: Tania Maria Marinho Sampaio
Dissertação de Mestrado Profissionalizante em Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida
Rio de Janeiro - 2006

Estresse e auto-eficácia em mães de pessoas com autismo
Carlo Schmidt; Cleonice Bosa
Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 59, n. 2, 2007.

A formação de professores e a educação de autistas 
Sílvia Ester Orrú
OEI- Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653)



Nenhum comentário: