segunda-feira, 12 de abril de 2010

DICAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADULTOS COM AUTISMO – PARTE II

Autor: Temple Grandin, PhD – autista
Professora Assistente da Universidade do Estado do Colorado

Traduzido por Mônica Ximenes (AMA-AL)

15 - Algumas crianças e adultos com autismo aprenderão mais facilmente se o teclado do computador estiver localizado próximo à tela. Isso permitirá o indivíduo ver, ao mesmo tempo, o teclado e a tela. Algumas pessoas têm dificuldade de lembrar que precisam olhar para cima depois de apertar uma tecla no teclado.

16 - Crianças e adultos não-verbais encontrarão mais facilidade para associar palavras com imagens se puderem ver a palavra impressa associada a uma imagem em um cartão. Algumas pessoas não compreendem desenhos, por isso é recomendado trabalhar com objetos reais e fotos inicialmente. A imagem e a palavra devem estar no mesmo lado do cartão.

17 - Alguns autistas não sabem que a fala é usada para comunicação. A aprendizagem de um idioma pode ser facilitada se os exercícios de linguagem promovem a comunicação. Se a criança pede um copo, então dê-lhe um copo. Se a criança pede um prato, quando ela quer um copo, dê-lhe um prato. O indivíduo precisa aprender que, quando ele diz palavras, coisas concretas acontecem. É mais fácil para um indivíduo com autismo aprender que suas palavras estão erradas se a palavra incorreta resultar em um objeto incorreto.

18 - Muitas pessoas com autismo têm dificuldade em usar um mouse de computador. Tente um com dispositivo de bola de rolagem para apontar e um botão separado para clicar. Autistas com problemas de controle motor em suas mãos acham muito difícil segurar o mouse ainda durante o clique.

19 - Crianças que têm dificuldade em compreender a fala, têm um tempo difícil diferenciar os sons de consoantes como 'D' e 'L'. Meu fonoaudiólogo me ajudou a aprender a ouvir estes sons esticando a pronúncia. Mesmo que a criança tenha passado por um teste de audição, ela ainda pode ter dificuldades em ouvir as consoantes. Crianças que falam em sons de vogais não estão ouvindo consoantes.

20 - Vários pais me informaram que o uso de legendas na televisão ajudou seus filhos a aprender a ler. A criança foi capaz de ler as legendas e combinar as palavras impressas com o discurso falado. Gravar um programa favorito com legendas em um vídeo (DVD) é útil, pois o vídeo pode ser executado e parado várias vezes.

21 - Alguns indivíduos autistas não entendem que um mouse de computador move a seta na tela. Eles podem aprender mais facilmente se uma seta de papel, que se parece exatamente com a seta da tela, for afixada ao mouse.

22 - Crianças e adultos com problemas de processamento visual podem ver a cintilação em monitores CRT de computador. Eles podem, por vezes, ver melhor em laptops e monitores de tela plana (LCD) que piscam menos.

23 - Crianças e adultos que têm medo de escadas rolantes frequentemente têm problemas de processamento visual. Eles temem a escada rolante porque não podem determinar quando entrar ou sair. Esses indivíduos podem também não ser capazes de tolerar luzes fluorescentes. Os vidros coloridos Irlen podem ser úteis para eles.

24 - Pessoas com problemas de processamento visual podem achar mais fácil ler se a letra preta for impressa em papel colorido para reduzir o contraste. Tente papel castanho claro, azul claro, cinza ou verde claro. Experimente com diferentes cores. Evite o amarelo brilhante - que pode ferir os olhos da pessoa. Óculos coloridos Irlen também podem tornar a leitura mais fácil. (Acesse http://irlen.com/index.php para visitar o Instituto Irlen).

25 – O ensino da generalização é frequentemente um problema para crianças com autismo. Para ensinar uma criança a generalizar o princípio de não correr para o outro lado da rua, deve-se ensinar em muitos locais diferentes. Se for ensinada em um só local, a criança vai pensar que a regra se aplica somente a um lugar específico.

26 - Um problema comum é que uma criança pode ser capaz de usar o banheiro corretamente em casa, mas se recusar a usá-lo na escola. Isto pode ser devido a uma falha em reconhecer o banheiro. Hilde de Clereq, da Bélgica, descobriu que uma criança autista pode usar um pequeno detalhe não relevante para reconhecer um objeto ou local, tal como um banheiro. É preciso um trabalho de detetive para encontrar esse detalhe. Em um determinado caso, um menino só usava o banheiro de casa que tinha um vaso sanitário com assento preto. Seus pais e professores foram capazes de levá-lo a usar o banheiro da escola envolvendo a base branca do vaso sanitário com fita preta. A fita foi então gradualmente removida e os banheiros com assentos brancos passaram a ser reconhecidos como banheiros.

27 – O sequenciamento é muito difícil para os indivíduos com autismo severo. Às vezes eles não entendem quando uma tarefa é apresentada como uma série de etapas. Um terapeuta ocupacional bem-sucedido ensinou uma criança autista não verbal a usar um escorregador caminhando com a criança, fazendo-a sentir o movimento do pé ao subir a escada e ao deslizar sobre a plataforma. Isso deve ser ensinado através do toque e movimento ao invés de mostrar visualmente. Calçar sapatos pode ser ensinado de uma maneira similar. O professor deve colocar as mãos em cima das mãos da criança e mover as mãos da criança sobre o pé para que ela possa sentir e compreender o formato do seu pé. O próximo passo é sentir o lado de dentro e o lado de fora de um sapato. Para colocar o sapato, o professor deve orientar as mãos da criança para o sapato, utilizando o método da mão sobre mão, e ir colocando o sapato no pé da criança. Isso permite que a criança sinta toda a tarefa de calçar o seu sapato.

28 – Agitação para comer é um problema comum. Em alguns casos, a criança pode se fixar em um detalhe que identifica um determinado alimento. Hilde de Clerq descobriu que uma criança só comia bananas Chiquita porque tinha se fixado nos rótulos. Outras frutas como maçãs e laranjas foram prontamente aceitas quando os rótulos Chiquita foram colocados sobre elas. Tente colocar alimentos diferentes, mas semelhantes, em uma caixa de cereal ou em um pacote de alimento favorito. Outra mãe teve sucesso colocando um hambúrguer caseiro com um pão livre de trigo em uma embalagem do McDonald's.


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