segunda-feira, 5 de abril de 2010

Depoimento de um pai de autista que acabou de receber o diagnóstico do único filho


Como PAI... de uma criança autista, é difícil, aliás... foi muito difícil.... o Elian, agora já com 2 anos e 4 meses... quase 5 meses... não fala... nada... nem sequer papai e mamãe...não sente vontade de falar.. não sente necessidade de falar, ou de se comunicar de alguma forma... não pede... não sente... nada.

Ele vive... vive numa realidade que é confortável e feliz para ele... uma realidade que não é compatível com a nossa. Nossa realidade "estimulante" é algo muuuuito difícil para ele entender. Muitas cores, muitos sons, muitas vozes, muita gente, muito movimento... muito muito muito! E pronto...ele não fala... não olha... não se comunica... mas ele é feliz! Muito feliz...

E... bom... isso não parece como uma criança... um bebê... normal... pois mesmo um bebê... aponta... sorri... olha nos olhos... do papai e da mamãe...

E o Elian... não faz isso...

Claro... Ele não tem autismo grave... está longe de se parecer com o que nós vemos em filmes... a criança se balançando pra frente e pra trás... e mexendo os dedos na frente dos olhos... mas sem parecer enxergar nada... O Elian... brinca... pula, corre, dá risada, abraça.... canta...(sem dizer uma palavra...) bate-palma... mas quando tudo isso é de seu interesse!

E como uma amiga já comentou: "Ele pode não falar nada... mas seu silêncio, diz muito!"

Interessante, não? Seu interesse e sua ação podem garantir um futuro melhor para crianças como o Elian. Interessa-te, faz BEM!

Elison Siqueira - pai de Elian, autista, 2 anos e 4 meses, membro da AMA-AL

2 comentários:

Nelson Filho disse...

Oi Moniquinha, parabéns pela iniciativa! Já coloquei nos favoritos. E perdão pelo atraso na colaboração mensal. Agora que vendi meu carro, voltarei a colaborar.
Abç.

Maria Elisa TEACCH disse...

Oi Mônica e amigos da AMA-AL: queria deixar aqui a minha satisfação e alegria por termos mais um veículo de informação sobre autismo! Parabéns pela iniciativa e pelo empenho que vocês, pais, estão tendo aí em cima! Aqui em baixo, essa é a minha luta incessante! Grande beijo pra todos vocês!